Vinícius Soares

  • Sobre
  • Vinícius Soares
  • Áreas de Atuação
    • Custódia da Criança
    • Direito Civil
    • Ordens de Proteção
    • Divórcio e Separação
  • Blog
  • Contato
(43) 99812-1670
Vinícius Soares
terça-feira, 23 junho 2020 / Published in Notícias

Resolvendo conflito de consumo sem ter que sair de casa durante a pandemia

Durante o enfrentamento da situação atípica de pandemia CoviD-19 alguns consumidores estão relatando existirem obstáculos para entrar em contato com fornecedores e resolver problemas pontuais de consumo.

Uma forma rápida e eficaz de solucionar problemas de consumo sem ter que sair de casa é através da plataforma consumidor.gov de autoria e responsabilidade da Secretaria Nacional do Consumidor do ministério da Justiça (Senacon) e monitorado conjuntamente pelos PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que tem por finalidade harmonizar e aproximar os consumidores, empresas e o Estado estabelecendo uma interlocução direta, elevando as relações de consumo em um novo patamar.

O serviço funciona de forma simples: consumidores registram suas reclamações, as empresas respondem e os atendimentos são monitorados de forma pública. Mas é importante lembrar que o Consumidor.gov.br não substitui a reclamação feita nos PROCONS ou o processo judicial. –
Para utilizar do serviço o consumidor deve verificar se a empresa sobre a qual deseja abrir uma reclamação consta na lista de empresas integrantes da plataforma. Após o cadastro do consumidor no site e registro da reclamação, as empresas se comprometem a receber, analisar e responder reclamações de consumidores dentro de um prazo de 10 dias. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar a resposta recebida e classificar a demanda.

Ao registrar seu problema na plataforma virtual, o consumidor ganha tempo e muitas vezes não precisa procurar o Poder Judiciário para resolver a situação. Somente se ela não for solucionada, será necessário recorrer a um Procon ou, eventualmente, à Justiça.

A experiência tem demonstrado resultados satisfatórios, quase 80% das reclamações realizadas no site Consumidor.gov.br são solucionados em até 07 dias. Isto é interessante porque as empresas parceiras têm demonstrado a capacidade de se relacionar e solucionar os problemas.

🔎 Saiba mais em https://consumidor.gov.br/




What you can read next

Plano de saúde não pode ser cancelado para dependentes após morte do titular
Pai que paga pensão não pode ser executado por atraso na mensalidade escolar
Condomínios podem proibir locações como Airbnb, decide STJ

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(43) 99812-1670 contato@vsadvogado.com.br

© 2021 Vinicius Soares Advocacia. Todos os Direitos Reservados.

TOP

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência.

Privacy settings

Configurações de Privacidade

Este site usa cookies funcionais e scripts externos para melhorar sua experiência. Quais cookies e scripts são usados e como eles afetam sua visita é especificado à esquerda. Você pode alterar suas configurações a qualquer momento. Suas escolhas não afetarão sua visita.

NOTE: These settings will only apply to the browser and device you are currently using.

Performance / Analytics

Os cookies do Google Analytics nos permitem contar visitas e fontes de tráfego, e saber como os usuários estão navegando por esta página. Desta forma, é possível medir e melhorar o desempenho do nosso site. Todas as informações que esses cookies coletam são anônimas. Se você não permitir esses cookies, não saberemos quando você visitou nosso site.

Powered by Cookie Information