Durante o enfrentamento da situação atípica de pandemia CoviD-19 alguns consumidores estão relatando existirem obstáculos para entrar em contato com fornecedores e resolver problemas pontuais de consumo.
Uma forma rápida e eficaz de solucionar problemas de consumo sem ter que sair de casa é através da plataforma consumidor.gov de autoria e responsabilidade da Secretaria Nacional do Consumidor do ministério da Justiça (Senacon) e monitorado conjuntamente pelos PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que tem por finalidade harmonizar e aproximar os consumidores, empresas e o Estado estabelecendo uma interlocução direta, elevando as relações de consumo em um novo patamar.
O serviço funciona de forma simples: consumidores registram suas reclamações, as empresas respondem e os atendimentos são monitorados de forma pública. Mas é importante lembrar que o Consumidor.gov.br não substitui a reclamação feita nos PROCONS ou o processo judicial. –
Para utilizar do serviço o consumidor deve verificar se a empresa sobre a qual deseja abrir uma reclamação consta na lista de empresas integrantes da plataforma. Após o cadastro do consumidor no site e registro da reclamação, as empresas se comprometem a receber, analisar e responder reclamações de consumidores dentro de um prazo de 10 dias. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar a resposta recebida e classificar a demanda.
Ao registrar seu problema na plataforma virtual, o consumidor ganha tempo e muitas vezes não precisa procurar o Poder Judiciário para resolver a situação. Somente se ela não for solucionada, será necessário recorrer a um Procon ou, eventualmente, à Justiça.
A experiência tem demonstrado resultados satisfatórios, quase 80% das reclamações realizadas no site Consumidor.gov.br são solucionados em até 07 dias. Isto é interessante porque as empresas parceiras têm demonstrado a capacidade de se relacionar e solucionar os problemas.
🔎 Saiba mais em https://consumidor.gov.br/