404 Not Found


nginx
Decisão Judicial: Indenização por Venda de Medicamento Errado | Vinícius Soares

Vinícius Soares

  • Sobre
  • Vinícius Soares
  • Áreas de Atuação
    • Custódia da Criança
    • Direito Civil
    • Ordens de Proteção
    • Divórcio e Separação
  • Blog
  • Contato
(43) 99812-1670
Vinícius Soares
segunda-feira, 22 janeiro 2024 / Published in Outros

Decisão Judicial: Indenização por Venda de Medicamento Errado

Em uma decisão recente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ/DF) condenou a rede de farmácias Raia Drogasil a indenizar uma família pelo erro na venda de um medicamento. Este caso traz à tona questões importantes sobre a responsabilidade das farmácias e os direitos dos consumidores.

O Caso: A farmácia forneceu um medicamento errado para um menor de idade com transtorno do espectro autista. O erro foi percebido após quase um mês de uso do medicamento, durante o qual o menor apresentou febre, vômito, agitação e impulsividade. A família foi indenizada em R$ 34,19 por danos materiais e R$ 18 mil por danos morais.

Dúvidas Frequentes:

1. Como as farmácias são responsabilizadas por erros na venda de medicamentos? Farmácias têm a responsabilidade de garantir a exatidão nas vendas de medicamentos. Em casos de erro, elas podem ser responsabilizadas civilmente por danos materiais e morais.

2. O que são considerados danos materiais e morais neste contexto? Danos materiais são as perdas financeiras diretas, como o custo do medicamento errado. Danos morais referem-se ao sofrimento psicológico e angústia causados pelo erro.

3. É necessário comprovar dolo ou culpa da farmácia? Neste caso, o TJ/DF entendeu que a responsabilidade da farmácia independe da comprovação de dolo ou culpa. O simples fato do erro na entrega do medicamento já caracteriza defeito na prestação de serviço.

4. O que os consumidores devem fazer em caso de erro na entrega de medicamentos? Consumidores devem verificar os medicamentos no ato da compra e, em caso de erro, podem procurar seus direitos legais, incluindo a busca por indenização.

Conclusão: Este caso reforça a importância da atenção e cuidado por parte das farmácias na venda de medicamentos, bem como destaca os direitos dos consumidores em situações de erro.

Dica Final: Ao receber medicamentos, sempre confira se corresponde à prescrição médica. Em caso de discrepância, notifique imediatamente a farmácia e, se necessário, busque orientação jurídica.

Fonte: TJ/DF via Migalhas​​.

What you can read next

Ελληνικά διαδικτυακά καζίνο: Νομιμοποίηση, ρύθμιση και προστασία παικτών

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(43) 99812-1670 contato@vsadvogado.com.br

© 2021 Vinicius Soares Advocacia. Todos os Direitos Reservados.

TOP

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência.

Privacy settings

Configurações de Privacidade

Este site usa cookies funcionais e scripts externos para melhorar sua experiência. Quais cookies e scripts são usados e como eles afetam sua visita é especificado à esquerda. Você pode alterar suas configurações a qualquer momento. Suas escolhas não afetarão sua visita.

NOTE: These settings will only apply to the browser and device you are currently using.

Performance / Analytics

Os cookies do Google Analytics nos permitem contar visitas e fontes de tráfego, e saber como os usuários estão navegando por esta página. Desta forma, é possível medir e melhorar o desempenho do nosso site. Todas as informações que esses cookies coletam são anônimas. Se você não permitir esses cookies, não saberemos quando você visitou nosso site.

Powered by Cookie Information